29 Jan VAMOS ENVIAR A DECLARAÇÃO TRIMESTRAL?
Já tem os acessos para entrada no portal da Segurança Social? Se sim, veja os seguintes passos:
1º) Ir a https://app.seg-social.pt/ptss
2º) Colocar NISS e senha da SS Direta
3º) Irá aparecer nos ‘Destaques’ a opção ‘Trabalhadores independentes’ e ‘Registar declaração’ –> Registar declaração trimestral
4º) Tem rendimentos a declarar respeitantes ao 4º trimestre de 2018?
- Sim: ir ao Portal das Finanças e consultar os recibos verdes emitidos (somar os valores base de 01.10.2018 a 31.12.2018
- Não: caso não tenha tido quaisquer rendimentos a declaração termina aqui quando carregar em ‘Entregar declaração’, pelo que vai pagar os 20€ nos próximos três meses.
- Dúvida: emitiu recibos verdes no início de 2019 com data de prestação de serviços de 2018? Deve incluir este rendimento no mesmo ano fiscal que a entidade pagadora considerar: ligue para a empresa e pergunte ao contabilista se vai meter este valor em 2018 ou em 2019. Se entrar em 2018 deve incluir o montante nesta declaração.
5º) Prestação de serviços: colocar o valor por mês, conforme viu no Portal das Finanças
6º) Pretende que sejam considerados os subsídios, mais valias e/ou propriedade intelectual ou industrial?
- Sim: estes montantes entram no cálculo do valor a pagar
- Não: normalmente não terá estes rendimentos
7º) Valor de contribuição mensal previsto: aparece-lhe o valor mensal a pagar nos próximos três meses –> pode depois escolher abaixo pagar até menos ou mais até 25% do valor em “Escolher percentagem de variação”
Aqui se escolher -25% o valor acima apresentado reduz para 75% do valor inical.
8º) Por fim: Entregar a declaração.
Terá de fazer isto em Abril, Julho, Outubro e novamente em Janeiro.